quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Economizando no casamento - parte 1 - Convites

Já que estou na fase de casamento e como falei no primeiro post estou empenhada em fazer eu mesma diversos elementos do evento.
Vou colocar aqui o meu convite de casamento. Mas antes de começar, se você estiver pensando em fazer seu próprio convite também, precisa pensar nos seguintes pontos:

1- Quantos convites eu vou fazer? - importante saber para não escolher um modelo muito artesanal, trabalhoso e desistir no meio do caminho.
2- Devo escolher um modelo que me agrade e que eu sinta que sou capaz de fazer.
3- Fazer um de teste - compre uma ou algumas variações de folha avulsa na papelaria - antes de sair comprando blocos de 100 ou mais folhas e todo o material que eu vou usar.
4- Agora você já fez o teste de um ou mais modelos que te agradam, escolha com carinho, você vai passar um bom tempo fazendo isso e você quer que fique caprichado, então não tente fazer tudo num dia para não esculachar nos ultimos por causa de canseira rs... 

--------

Voltando ao meu, inicialmente pesquisei alguns modelos para comprar, mas achei alguns que pareciam muito simples de fazer por preços um tanto altinhos e aí pensei, por que não? rs
Esse é o protótipo do meu (a foto não está legal, porque tirei com o celular), fiz como teste para saber se ia ficar legal, depois eu foquei melhor na parte de dentro.



Então em seguida pesquisei modelos em alguns blogs, já faz bastante tempo que eu fiz isso e não me lembro em quais foram para dar os créditos das sugestões, mas tenho quase certeza que um deles foi o clube das noivas, da onde eu tirei a ideia para o modelo interno do meu, que ficou assim:


Obs: Deixei entre parenteses a fonte que eu usei para cada elemento do convite.

Depois eu peguei um modelo de envelope de um convite que eu gostei na internet, bem básico e fácil de fazer em casa apenas cortando para adequar ao tamanho e dobrando o papel. Aí é só decidir a cor e encontrar o tipo de papel adequado.

Personalizando

Coloquei esses passarinhos no cardápio e nos chinelos, para ficar personalizado. Você pode colocar outro desenho ou um monograma.
Monograma é aquele desenho bonito com as inicias dos noivos formando algo como um brasão - tem sites gratuitos para isso também, 
  • Aqui no blog casando sem grana você encontra alguns modelos pra baixar no formato word, como esse (você pode alterar a posição das iniciais movimentando a caixa de texto, alterar a fonte, mas não dá pra alterar a cor do monograma, porque é figura):

  • Tem também esse site weddingchicks que é bem legal, eu testei alguns (a baixo). Você escolhe o modelo, dentro dele escolhe a cor, coloca as iniciais e a data e  e clica em "create print" aí já baixa automaticamente um arquivo .png para você usar, veja aí um ex:




A fonte e os ornamentos do convite (parte escrita)

Você pode alternar com fontes e tamanhos diferente para dar mais destaque às informações centrais do seu convite, pode escolher fontes clássicas e ornamentais com essas que eu usei ou pode optar por opções que mais combinem com vocês e fazer um convite mais divertido ou moderno e menos provençal.
Os arabescos/ornamentos também são encontrados em forma de fonte e tem várias opções diferentes para baixar, gratuitamente no site dafont, como eu já havia comentado no post anterior.

Papel para os convites

Fiz o convite no word, para imprimir 2 por folha A4 (é copiar tudo e colar logo abaixo do texto e ir ajustando o tamanho e as linhas para caber 2 em uma página), assim facilita na hora de cortar e se você mandar imprimir em gráfica ou papelaria, saem 2 pelo preço de uma página!

Quanto ao tipo de papel:
Tem vários que são ótimos para esse trabalho, como o opaline, casca de ovo, linho, couro, vergê - são papéis texturizados que dão um ar mais elegante ao convite.
Não se esqueça de verificar a gramatura do papel! Você quer um convite elegante então precisa escolher um papel mais firme, e é isso que a gramatura do papel te diz, quanto maior a gramatura mais firme é o papel! Convites finos costumam ter gramatura 180 ou mais (quando comprados prontos é possível pedir em papéis mais grossos, mas para fazer em casa a gramatura 180 é a mais alta que se acha em papelarias com facilidade).

Na parte de dentro eu acho legal usar papel branco, mas vai da criatividade  e preferência de cada um. Eu usei o vergê branco 180g tamanho A4. Paguei 10 reais no primeiro pacote com 50 folhas na papelaria Aquarela (São Carlos-SP), um tempo depois comprei o restante, mas já havia subido para 11 reais o pacote com 50 folhas.

Quanto a parte de fora se for fazer igual ao meu, é o papel color plus (preto) A4 gramatura 120g. Paguei 17,40 na Kalunga, pacote com 50 folhas também. Para essa parte é preciso observar que o modelo como o meu você vai usar 1 folha por convite (não mais 1 para cada 2 convites como é a parte de dentro). Então você precisa comprar o dobro do que calculou para a parte escrita. - Lembrando que para deixar os nomes à mostra eu precisei cortar com estilete (pode ser guilhotina de papel se você tiver uma) uma tira na horizontal do papel do tamanho do vão que eu quero deixar para os nomes. Faça isso antes de dobrar!

Encontrei outros papéis coloridos lindos também nas papelarias: metalizados, com brilho perolado, em cores como prata e ouro também ficam lindos e sendo cores claras você pode usar a sua imaginação e imprimir imagens também no envelope, como estampas, iniciais, monogramas...

Fita para acabamento

Para finalizar você escolhe uma fita, cor e espessura que mais te agradar e pode fazer um laço simples com nó ou aqueles lacinhos dobrados e colados como o meu (tem alguns que são duplos, também são lindos, eu optei pelo menor trabalho rs).
Apenas se você quiser, pode colocar qualquer pingente (strass, pérola, etc), eu usei um strass que veio no kit de manicure que eu comprei rs, não achei strass desse tamanho pra comprar, me virei bem!

Aqui vai um passo a passo de lacinho :)

E para encerrar alguns modelos que eu julgo fáceis de fazer em casa para você se inspirar:
Com papel vegetal e um laço simples médio.

Noivinhos entrelaçados com laço pequeno

Parecido com o meu, mas num estilo mais rústico, ideal para casamento no campo ;)

Trabalho zero! Compre envelopes prontos (tem vários modelos bonitos que você pode encontrar) e apenas imprima.

Convite estampado e envelope pardo. Dá pra usar um barbante dourado para incrementar :)

Esse é bem prático também e fica diferente. Dá pra imprimir 2 em uma folha A4 fazendo a arte gráfica na posição retrato do word (não esqueça de ajustar corretamente a frente e o verso e faça testes antes de mandar imprimir todos)

Com dobradura fica uma graça também!



 Para os mais habilidosos, dá pra fazer convites diferentes para os padrinhos e pais com caixas decoradas e presentes dentro (como a gravata que eles vão usar na festa, bem casados, amendoas, etc). O convite é impresso em papel vegetal nesse caso.


_________________________________________

Recapitulando:
Fontes gratuitas: dafont
Monogramas gratuitos: casando sem grana e weddingchicks
Ideias para disposição do texto dos convites: clube das noivas
Mais ideias e pesquisas para economizar no seu casamento: aqui no Moagle nas próximas postagens :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário